Paramount Pictures e CBS processam produtores do fan filme Star Trek – Axanar

Star Trek Axanar

Imagine a alegria dos fãs da franquia Jornada nas Estrelas (Star Trek) em captar recursos de outros fãs através de plataformas de financiamento coletivo e produzir longas extra oficiais chamados Axanar e Prelude to Axanar. Produções feitas por fãs, para fãs. Muito bem feitas, por sinal. Parecem até produções oficiais. Vistas até como alternativa para a produção de novas séries Star Trek. Mas a alegria não durou muito. Tudo caiu por terra quando a Paramount Pictures e a rede de TV norte americana CBS resolveram processar os responsáveis pela produção independente da empresa Axanar Productions Inc, considerando violação de direitos autorais. Os estúdios resolveram explicar para a imprensa que o motivo do processo foi o uso inadequado de elementos presentes nas produções oficias da franquia, como as orelhas pontudas e sobrancelhas características da raça Vulcana em alguns personagens, o uniforme dourado, as naves da Federação, equipamentos e diálogos no idioma da raça Klingon.

Estima-se que a Axanar Productions arrecadou cerca de US$ 1 milhão, através de doações dos fãs, por meio das plataformas Kickstarter e Indiegogo. Axanar conseguiu ser o projeto de filme feito por fãs com a maior arrecadação da história da Kickstarter. O projeto, do produtor Alec Peters, foi apoiado pelo ator George Takei, integrante da tripulação clássica na série dos anos 60 e dos primeiros filmes como Hikaru Sulu. Na trama de Axanar, o lendário capitão Garth of Izar, um herói de Kirk, e sua tripulação enfrentam uma guerra de quatro anos contra o Império Klingon que quase acaba com a Federação dos Planetas Unidos. Segundo representantes da Paramount, a ação de arrecadar fundos pode ter gerado lucro, utilizando indevidamente a marca Star Trek. Os estúdios querem que os filmes sejam retirados do ar na Internet. Além disso, querem uma indenização financeira pelos prejuízos. Os estúdios tem uma longa tradição de aceitar ou ignorar os filmes produzidos pelos fãs, desde que não haja lucro envolvido. A franquia Star Trek tornou-se bem diversificada com o tempo, depois de cinco séries, uma série animada, 12 filmes, livros, games e quadrinhos. A franquia deve conquistar novos mundos com mais um filme, Star Trek – Sem Fronteiras (2016), previsto para estrear em julho e uma nova série de Star Trek, prevista para estrear em janeiro de 2017.

Saiba mais

Nova série de TV, Star Trek, confirmada, ganha seu produtor

Documentário Caos na Ponte surpreende fãs de Star Trek com revelações sobre Gene Rodenberry

Rede CBS planeja nova série de TV Star Trek para lançamento em 2017

Anúncios

Publicado em 14 de março de 2016, em Cine Express e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

Ste

Aqui você vai encontrar sobre um pouco de tudo, principalmente livros. Conte com nossa sincera opinião sobre os livros, as séries e os filmes resenhados e citados.

Pão de Canela e Prosa

Onde as palavras têm sabor

marisbookshop

pensamentos de uma jovem.

Cara de Cotia

Meio divertida, por vezes filosófica, sempre confusa!

Meuus Fatos

literatura, resenhas , textos escritos por mim é indicações de livros.

Reclusidades Diárias

Esses são os meus olhos e com eles eu vejo o mundo. Quer ver comigo?

Eu, nós dois e todo mundo

Sobre amor e falta dele, otimismo, utopia e desconforto. Uma caricatura de pós-moderno em um mundo todo louco.

TraduQ

ideias e escritos traduzindo-nos

Desajustado

As (des)vantagens de ser!

%d blogueiros gostam disto: