Literatura em luto, adeus a Harper Lee e Umberto Eco

umbertoeco harperlee

Uma sexta feira de fevereiro, dia 19, deixou a literatura de luto. A escritora norte americana Harper Lee ganhadora do Prêmio Pulitzer de Ficção em 1961, pelo romance clássico O Sol é Para Todos, faleceu aos 89 anos, enquanto o escritor, semiólogo, filósofo e professor italiano Umberto Eco, mais conhecido por seu romance histórico, O Nome da Rosa, faleceu aos 84 anos. Perdas irreparáveis. Harper Lee tinha uma vida reclusa e escreveu apenas dois livros, ambos marcantes. Seu primeiro livro tornou-se o clássico premiado O Sol é Para Todos e apresenta um advogado branco e bem sucedido, com uma visão idealizada da Justiça que enfrenta o preconceito para provar a inocência de um réu negro, num Tribunal do sul dos Estados Unidos. O advogado é retratado através do olhar da filha, com uma mescla de inocência e ingenuidade, o que enfatiza o idealismo presente. Pai e filha são romanceados com base em fragmentos das memórias da autora, extraídos de sua própria vida. Talvez, por isso, o livro tenha um texto tão envolvente, intenso e emocional. Capaz de cativar seus leitores e ser considerado um dos melhores romances norte americanos do século XX. Resultou num filme igualmente importante de 1962. O segundo livro de Lee foi engavetado. Demorou décadas para ser descoberto e foi lançado em 2015, com grande sucesso, por ser uma continuação direta do romance clássico, Vá e Coloque um Vigia. Apesar das críticas negativas, o novo livro tornou-se o livro mais vendido nos Estados Unidos do ano passado. Promete ser um novo clássico.

O italiano Umberto Eco começou a estudar filosofia e teologia. Seus estudos acadêmicos o levaram a escrever ensaios marcantes como Obra Aberta (1962), Apocalípticos e Integrados (1964) e Tratado Geral de Semiótica (1975), bem como dezenas de outros títulos. Porém, Eco tornou-se famoso ao publicar romances como O Nome da Rosa (1980), O Pêndulo de Focault (1988), A Ilha do Dia Anterior (1994), Baudolino (2000), A Misteriosa Chama da Rainha Loana (2004), O Cemitério de Praga (2011) e O Número Zero (2015). Seus romances tinham em comum a habilidade do artesão da escrita em desenvolver tramas inusitadas e intrincadas com um alto nível de erudição típico de uma carreira acadêmica prolífica. Ambientado na Idade Média, O Nome da Rosa é um romance de mistério e suspense medieval em que o frade franciscano Willian de Baskerville assume o papel de detetive para investigar uma série de assassinatos cometidos numa abadia. Observe que o sobrenome do protagonista tem ligação direta com o mais famoso detetive da literatura, criado pelo britânico, Sir Arthur Conan Doyle, o icônico Sherlock Holmes. A trama envolve uma biblioteca secreta de livros apócrifos, proibidos pela Igreja Católica, incluindo um suposto texto atribuído a Aristóteles. O livro foi adaptado para as telas, com sucesso, em 1986, no filme homônimo premiado, tendo no elenco Sean Connery, Christian Slater e F. Murray Abraham. O romance seguinte de Eco consegue ser mais intrincado e enigmático. O Pêndulo de Focault mostra um grupo de amigos que trabalham numa pequena editora e se divertem em pesquisas sobre ocultismo e teorias da conspiração. Eles decidem inventar sua própria teoria da conspiração como sátira e divulgam que descobriram um segredo milenar envolvendo os Cavaleiros Templários. Isso desperta a atenção de grupos secretos ligados ao ocultismo que querem saber o segredo a todo custo. O romance de Eco foi precursor de tramas mais recentes de sucesso como O Código DaVinci, de Dan Brown. A notícia sobre os dois grandes escritores teve repercussão pelo mundo inteiro. Prova inconteste da grandiosidade de suas obras.

Anúncios

Publicado em 20 de fevereiro de 2016, em Caracteres e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Coffee & Books

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Literatura Doccar

Blog Literário

Emilly Vass

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

Ste

Aqui você vai encontrar sobre um pouco de tudo, principalmente livros. Conte com nossa sincera opinião sobre os livros, as séries e os filmes resenhados e citados.

%d blogueiros gostam disto: