O estranho sucesso de Os Dez Mandamentos nos cinemas brasileiros

Dez Mandamentos Record

Todo filme brasileiro de sucesso que bate recordes de bilheteria e atrai um grande público é motivo de celebração para todo o cinema nacional. Entretanto, o caso de Os Dez Mandamentos – O Filme foi, no mínimo, estranho. Celebrado como uma grande estréia, no último dia 28 de janeiro, em mais de mil salas, a obra conseguiu superar a marca de 3 milhões de ingressos, em pré-venda. Um recorde, mesmo considerando filmes estrangeiros como Jogos Vorazes, Harry Potter, Crepúsculo ou o mais novo Star Wars. Para fins de comparação, a comédia nacional Até Que a Sorte Nos Separe 3, com Leandro Hassum, lançado em dezembro último, estreou em 808 salas. Entretanto, quando a imprensa foi  registrar o sucesso e conferir o público nas salas de cinema, veio a surpresa. Muitas das salas “lotadas” estavam vazias ou com parte do público. Ou seja, os ingressos foram vendidos e até esgotados, mas o público não compareceu em peso, mudando a lógica do que podemos chamar de sucesso de bilheteria.

A matéria do UOL (“Os Dez Mandamentos” estreia com lugares vagos em sessões esgotadas) levantou a lebre, observando sessões de cinema em São Paulo com cadeiras vagas, quando os ingressos estavam esgotados, abrindo uma polêmica curiosa que se espalhou pelo país e pelas redes sociais. O jornal O Globo conferiu a mesma situação no Rio de Janeiro (confira aqui). O jornal Correio Brasiliense observou cinemas vazios em Brasília (confira aqui). Teve o caso divulgado de uma rede de cinemas de Recife (PE) que revelou a compra de um único homem, ligado à igreja do bispo Edir Macedo, por telefone, de 22,7 mil ingressos, ao custo de R$ 220 mil (confira aqui). Pastores e bispos da Igreja Universal controlam a Rede Record, que produziu a novela Os Dez Mandamentos, de 176 capítulos, o maior sucesso de audiência da emissora. O filme é uma versão condensada da novela, com pouco mais de 2 horas duração.

As diversas reportagens apuraram que os ingressos foram comprados por integrantes da Igreja para distribuir entre os fieis. A própria Igreja incentiva seus fieis a comprarem os ingressos e levarem seus acompanhantes e familiares. Durante os cultos da Universal, pastores estimularam os fiéis a colocarem depósitos de dinheiro em envelopes com o logo da novela que virou filme. A reportagem do UOL também apurou que algumas igrejas estão distribuindo ingressos ou fazendo promoções de meia-entrada. Em diversas salas pelo pais, os fieis organizaram sessões fechadas do filme ou levaram caravanas com o público. Que sucesso é esse?

Em resposta ao questionamento da mídia, a Record e a Paris Filmes lançaram nota de esclarecimento e afirma que a a matéria do UOL – Universo Online, “leva em consideração uma visão limitada do cenário da estreia”. A nota procura mostrar que muitas sessões do filme foram exibidas em salas lotadas. “Para corroborar e validar a presença do público nos cinemas, refletindo a massiva e histórica pré-venda, vários gerentes de complexos cinematográficos nos enviaram fotos de suas salas nas sessões até agora realizadas, que como pode ser visto nos anexos, estavam longe de estarem vazias – como por exemplo as salas Playarte Praça da Moça – SP; Cinemark Natal – RN; Cinemark ABC; Playarte Plaza Sul e Praça da Moça; Cinépolis Itaquera; Cinemark Aricanduva e os próprios Cinemarks Boulevard Tatuapé e CMK Tatuapé. Cinemas de Mogi Guaçu e Campinas – SP, Cinemark Aracaju e Cine Sercla – Aracaju – SE também enviaram suas fotos”.

Sobre as ações de compras massivas de ingressos, eles explicaram: “As vendas foram fruto das ações de filantropia promovidas por parceiros do filme e que, segundo a própria reportagem, levaram pessoas que pouco haviam ido na vida ao cinema a visitarem um complexo de salas, buscando o conteúdo. Para nós isso é positivo, pois as ações estão claramente formando um novo público para o mercado cinematográfico, o que é extremamente importante para a indústria do entretenimento”. Indiferente a polêmica, a novela Os Dez Mandamentos pode ser vista na íntegra no serviço de streaming Netflix.

Anúncios

Publicado em 3 de fevereiro de 2016, em Cine Express e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Coffee & Books

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Literatura Doccar

Blog Literário

Emilly Vass

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

SteLivros

Aqui você vai encontrar sobre um pouco de tudo, principalmente livros. Conte com nossa sincera opinião sobre os livros, as séries e os filmes resenhados e citados.

%d blogueiros gostam disto: