The Birth of Nation vence prêmio do Festival de Sundance 2016

Sundance_Film_Festival

O título do novo filme revela a ambição do projeto. The Birth of a Nation (O Nascimento de uma Nação) do ator, diretor, roteirista e produtor, Nate Parker, lançado esse ano no Festival de Cinema de Sundance, focado nos filmes independentes, remete ao clássico homônimo de 1915, dirigido por D.W. Griffith, considerado um dos mais importantes filmes norte americanos do período mudo e o primeiro grande sucesso de bilheteria de Hollywood que retrata o período da Guerra Civil. Entretanto, o clássico de Griffith tem o lamentável defeito de atacar os negros e enaltecer a famigerada congregação, racista ao extremo, a Ku Klux Klan, responsável pela perseguição e o assassinato de milhares de negros nos EUA. A escolha do título para o novo filme tem um motivo evidente de “corrigir a história”. O diretor Nate Parker apresenta em seu novo The Birth of a Nation, a história da revolta de um grupo de escravos negros no século XIX, baseado em fatos verídicos. O resultado foi tão impactante que o filme foi consagrado com os principais prêmios do Festival, Grande Prêmio de Público e o Grande Prêmio do Juri, sendo considerado um dos sérios candidatos ao Oscar 2017.

O filme de Nate Parker retrata a história real de Nathaniel “Nat” Turner, um garoto escravo, muito inteligente que logo aprende a ler, sendo encorajado pelos mais velhos a estudar a Bíblia e tornar-se um Pregador dos escravos. O senhor de Nat decide lucrar com o garoto, levando em diversas viagens para pregar em cultos, pelo estado de Virgínia. O jovem Pastor começa a ter uma visão e um entendimento mais amplo sobre a escravidão, para se tornar um tipo de líder bem diferente do que se esperava. Nat Turner entrou para a história como o líder de uma das mais bem sucedidas rebeliões de escravos norte americanos. Nate Parker, em seu primeiro filme como diretor, conseguiu um feito extraordinário, conquistando merecidos prêmios, ao transformar a vida de Nat Turner em filme. Parker, que atuou em A Vida Secreta das Abelhas (2008), Esquadrão Red Tails (2012) e Sem Escalas (2014), teve que abrir mão de outras ofertas de trabalho como ator para dedicar-se ao seu projeto mais ambicioso. Seu filme foi adaptado do romance As Confissões de Nat Turner (The Confessions of Nat Turner), de William Styron, publicado em 1967 que venceu o Prémio Pulitzer, um dos maiores prêmios literários dos EUA. Styron também é conhecido pelo romance A Escolha de Sofia.

Os direitos do filme foram adquiridos pela Fox Searchlight para lançar nos cinemas, com o contrato mais caro já assinado em Sundance, por US$ 17,5 milhões. O alto valor do contrato é explicado não apenas pelas qualidades do filme, mas também pela disputa entre os distribuidores de cinema e os novos concorrentes, os serviços de streaming como Y0u Tube Red, Amazon e Netflix, para conseguir os melhores filmes exibidos no Festival. O novo The Birth of a Nation ainda terá uma longa carreira pela frente. Nos últimos três anos, os filmes conseguiram conquistar ambas das principais categorias, o Grande Prêmio de Público e o Grande Prêmio do Juri, Fruitvale Station – A Última Parada (Fruitvale Station. 2013), Whiplash – Em Busca da Perfeição (Whiplash, 2014) e Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (Me and Earl and the Dying Girl, 2015). O Festival de Sundance, criado pelo astro Robert Redford, em 1978, para celebrar o cinema independente, ocorre anualmente em Park City, nas montanhas do estado de Utah, EUA.

Anúncios

Publicado em 2 de fevereiro de 2016, em Tapete Vermelho e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Suki na Ongaku

Blog com letras de minhas músicas japonesas preferidas

Roberto Luiz Ribeiro

Poesia alternativa-marginal-independente e gratuita

A Taverna

Ficção Especulativa Brasileira e Dicas de Escrita!

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Café, Livros, Estudos e Mundo

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

%d blogueiros gostam disto: