TV Paga no Brasil perde assinantes para crise e para o Netflix

tv paga

A crise financeira apertou o bolso dos brasileiros com inflação, mais juros, taxas, impostos, etc, etc. Do outro lado, facilidades via Internet, até então, impensadas como Whatsapp que enfraquece as redes de telefonia e os serviços de streaming como Netflix, Amazon, Hulu, Looke e, agora, o mais novo Enter Play que atinge diretamente a TV Paga, oferecendo filmes, séries, desenhos e documentários a preços mais acessíveis. O resultado não poderia ser outro, queda geral de assinantes nos serviços de TV Paga. O fenômeno ocorre em todo o pais, depois de anos de crescimento, em quase 25 anos de história. Ao longo de 2015, a mesma notícia se repetiu mês a mês. Queda, queda, queda. Foi o primeiro ano em que o mercado de TV por assinatura perdeu base desde 2002. Em 2003, a base de assinantes chegava a 4 milhões de assinantes. Em 2010, superou a marca de 9 milhões. Em 2014, o auge de sua popularidade, a TV Paga alcançou quase 20 milhões de assinantes no mês novembro. O crescimento registrado naquele ano foi de 8,7%. Mas o mês de dezembro do mesmo ano, a queda teve início. Houve uma perda de mais de 200 mil assinantes, sinalizando o cenário ao longo de 2015.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, apesar do primeiro semestre apresentar oscilações com meses em queda e outros de recuperação, a partir de agosto, o trem descarrilhou de vez, com quedas mensais de cerca de 100 mil assinantes. Apenas em novembro, mais de 200 mil clientes cancelaram seus serviços. No acumulado de 2015, a queda foi de 2,8%, totalizando mais de 500 mil clientes em doze meses. A empresa que mais perdeu clientes foi o grupo Telecom Americas (que reúne Claro e NET) com 290 mil desligamentos. Das duas empresas, enquanto a Claro TV perdeu clientes (650 mil), a Net apresentou crescimento (360 mil). A Sky perdeu quase 200 mil clientes. A Oi também perdeu 78 mil. O grupo da Telefônica, em processo de fusão com a GVT, também apresentou crescimento, com mais de 100 mil assinantes no período. Outro dado importante que os números não revelam é a quantidade de clientes que, para não cancelar, receberam descontos ou reduziram seus pacotes. Isso também contribui para achatar os lucros das empresas.

Para os líderes do segmento de TV Paga, a crise econômica que afeta o pais é o principal vilão, mas eles não admitem a influência do Netflix na perda de clientes. Embora façam lobby em Brasília para garantir mais impostos e taxas contra as empresas de streaming. O Netflix, por outro lado, não divulga números específicos sobre a atuação por aqui. O mercado estima um crescimento contínuo da empresa no Brasil, sem poder avaliar os dados. Entretanto, sabe-se da importância do país para o serviço. O principal executivo da empresa, Reed Hastings, declarou: “O Brasil é o melhor exemplo. Começamos há quatro anos. No início, o crescimento foi muito lento, mas porque estávamos em um mercado, falando com clientes que tinham problemas com o serviço. Conseguimos consertar as coisas e aprendemos mais rápido”. O Brasil serviu de inspiração para a empresa alcançar mais de 130 países, em sua estratégia de expansão global. Realmente, tornou-se uma briga desigual. Enquanto os pacotes básicos da TV Paga variam entre 20 a 50 reais, podendo superar R$ 200 reais para ter acesso a tudo, os serviços de streaming oferecem tudo em assinaturas que variam entre 20 a 35 reais. Sair de 200 para 35 reais é uma verdadeira economia.

Anúncios

Publicado em 22 de janeiro de 2016, em Antenado e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Coffee & Books

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Literatura Doccar

Blog Literário

Emilly Vass

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

SteLivros

Aqui você vai encontrar sobre um pouco de tudo, principalmente livros. Conte com nossa sincera opinião sobre os livros, as séries e os filmes resenhados e citados.

%d blogueiros gostam disto: