Aumento de ICMS nos Estados provoca reajustes na TV Paga

tv paga

Péssima notícia para começar um ano difícil. Não basta crise, inflação, aumento de juros, reajustes das contas e desemprego. Com caixa baixo devido a queda na arrecadação, os Estados brasileiros escolhem a saída mais fácil. Aumentar impostos. O escolhido da vez foi o aumento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que afeta a venda de produtos, o comércio eletrônico e serviços como Energia Elétrica, Telefonia, Internet e TV Paga. O último item foi o mais afetado depois da autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) liberando os Estados para elevar a alíquota do ICMS da TV Paga em até 50% como se fosse o Senhor dos Impostos. Empresas como a Net e a Sky já sinalizaram aumentar seus serviços. As outras devem preparar os anúncios para as próximos semanas. Serviços OTT (Over the Top) como o Netflix também deve ser atingido.

Levantamento do Portal G1 mostrou que 20 Estados e mais o Distrito Federal aproveitaram a deixa e empuraram aumentos. Todos os estados do Nordeste, mais a maioria dos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte decidiram aplicar o aumento, desde o primeiro dia de 2016. Depois de anos ampliando a participação nos lares brasileiros, chegando a um contingente de 64 milhões de clientes, a TV Paga viu um número considerável de assinantes pular fora do barco, ao longo de 2015. Segundo a Associação Brasileira de TV por Assinatura – ABTA, ocorreu uma perda de mais de 1 milhão de assinantes no período. A nova medida não ajuda em nada a situação. Até piora. João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, afirma que a agência é contra o aumento da carga tributária para o setor. “Seria um desserviço para o setor e para o usuário, que perderá ainda mais o poder de compra. Mas nós não temos nenhuma autoridade sobre os Estados”, lamentou no ano passado, antes da confirmação dos aumentos de impostos. O futuro da TV Paga no Brasil ficou nebuloso.

Anúncios

Publicado em 17 de janeiro de 2016, em Antenado e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Coffee & Books

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Literatura Doccar

Blog Literário

Emilly Vass

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

Ste

Aqui você vai encontrar sobre um pouco de tudo, principalmente livros. Conte com nossa sincera opinião sobre os livros, as séries e os filmes resenhados e citados.

%d blogueiros gostam disto: