George RR Martin revela atraso na entrega do novo livro Ventos do Inverno

Leia grátis capítulos do próximo livro de George RR Martin

A ansiedade dos fãs é imensa e provoca ondas de manifestações e comentários pela Internet. George RR Martin, autor dos livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo que deu origem a famosa série da HBO, Game of Thrones, sabe disso. Porém, o autor tenta ignorar essa ansiedade. Preocupado em trazer uma obra de qualidade, seu método de escrita é lento. O certo é que Martin não esperava o sucesso extraordinário de série e a consequente hiper exposição de seu trabalho quando planejou sua saga prometida para sete livros. Muito menos que a série de TV alcance os livros, aumentando a panela de pressão. Foi nesse contexto que George RR Martin anunciou em seu próprio blog (Not a Blog) que o próximo livro da saga, Os Ventos do Inverno, não está pronto.

O autor começou sua postagem citando Charles Dickens: “Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos.” Assim foi 2015 para mim. Passei a maior parte do dia reescrevendo (como sumários de Cliff Note) os meus “melhores dos tempos”, todas as coisas maravilhosas que aconteceram para mim em 2015, os prêmios, as publicações, as listas dos mais vendidos, as convenções e as festas, viagens, todos os incríveis novos projetos em andamento na HBO, aqui mesmo em Santa Fé. Mas, inevitavelmente, isso me leva ao meu “pior dos tempos”, o que é consideravelmente menos divertido de escrever sobre, por isso, perdoe a minha relutância em fazê-lo. Vocês queriam uma atualização. Aqui está a atualização. Vocês não irão gostar. The Winds of Winter não está pronto”.

Martin revela que perdeu todos os prazos definidos por seus editores, o que daria tempo da publicação sair antes do início da sexta temporada da série. O canal pago HBO chegou a adiar o lançamento da nova temporada para facilitar. Mesmo assim, o que os próprios leitores temiam, aconteceu. Nada de novo no front de Westeros. O problema é que a temporada da série prevista para estrear em abril de 2016 deve apresentar tramas presentes no livro ainda não lançado. Ou seja, a série vai ultrapassar os livros. O autor anda decepcionado consigo mesmo e expressou isso em seu texto:  “Acredite, não senti prazer a digitar essas palavras. Você está decepcionado, e não está sozinho. Meus editores e publishers estão decepcionados, a HBO está decepcionada, meus agentes e editores estrangeiros e tradutores estão decepcionados … mas ninguém poderia estar mais desapontado do que eu. Há meses eu queria nada mais do que poder dizer: “Eu concluí e entreguei The Winds of Winter” em 2015 ou no último dia de 2015. Mas o livro não está pronto. Também não é provável que esteja pronto amanhã, ou na próxima semana. Sim, há muita coisa escrita. Centenas de páginas. Dezenas de capítulos. (…). Mas ainda há um monte de coisas para escrever. Estou meses longe… e isso se a escrita for bem”.

Os livros da saga, cada vez mais complexos, com mais personagens e muito mais páginas exigem um trabalho considerável para serem produzidos. O primeiro romance Guerra dos Tronos, foi publicado em 1996. O segundo, A Fúria dos Reis, chegou dois anos depois, quando o ritmo do autor era cadenciado. O terceiro, A Tormenta das Espadas, também levou dois anos para ser finalizado. Os atrasos começaram no lançamento de Festim dos Corvos. Com um intervalo de cinco anos, a sequência foi publicada em 2005. Precisou de mais seis anos para Martin finalizar o quinto livro, A Dança dos Dragões. Curiosamente, no mesmo ano em que a série foi iniciada pela HBO, em 2011. Cinco anos se passaram e nada do sexto livro, Os Ventos do Inverno. Muito menos a sombra do sétimo livro, Um Sonho de Primavera que deve demorar ainda mais. Pelo jeito, vamos depender da HBO para conhecer o final da intrincada trama de gelo e fogo, antes dos livros.

Entretanto, a situação poderia ser mais agonizante. Se a emissora produzisse a série desde o lançamento do primeiro livro. Ainda que cada livro fosse dividido em duas temporadas, teríamos um total de 14 temporadas e a HBO encerraria toda a saga em 2010. Os leitores estariam aguardando o lançamento de A Dança dos Dragões e agora continuariam na expectativa dos dois livros finais. Mesmo assim, pensando do lado do autor, imagine se os leitores franceses, encantados com o sucesso de Os Três Mosqueteiros (1844), apressassem Alexandre Dumas a escrever O Conde de Monte Cristo (1845) ou  O Visconde de Bragelonne (1847), mais conhecido como O Homem da Máscara de Ferro. Será que os romances teriam a mesma qualidade, impacto e importância? Vamos deixar o artista expressar sua arte. George RR Martin precisa do tempo que for necessário para concluir seus livros, senão, não seriam os livros que envolveram tantos fãs ao redor do mundo, que se transformou numa série de sucesso de audiência global. O inverno está chegando!

Anúncios

Publicado em 3 de janeiro de 2016, em Caracteres e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Coffee & Books

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

Ste

Aqui você vai encontrar sobre um pouco de tudo, principalmente livros. Conte com nossa sincera opinião sobre os livros, as séries e os filmes resenhados e citados.

Pão de Canela e Prosa

Onde as palavras têm sabor

marisbookshop

pensamentos de uma jovem.

%d blogueiros gostam disto: