Documentário Caos na Ponte surpreende fãs de Star Trek com revelações sobre Gene Rodenberry

chaos bridge

William Shatner, o eterno Capitão James T. Kirk, do clássico seriado de Ficção Científica, Star Trek – Jornada nas Estrelas, é um astro que insiste em continuar participando de produções, documentários, ou mesmo paródias, ligados ao universo Trek, criado por Gene Roddenberry. Desta vez, seu foco foi apresentar um documentário que mostra as dificuldades enfrentadas pelos envolvidos para lançar o seriado Jornada nas Estrelas – A Nova Geração (Star Trek – The Next Generation, 1987-94) no final dos anos 80, num contexto de revolta dos fãs mais radicais que não queriam outra Jornada, mas o retorno da clássica tripulação em uma nova série. O resultado é o interessante documentário Caos na Ponte (Chaos on the Bridge, 2014), disponível no Brasil via Netflix que lançou sem alarde. O documentário é uma surpresa atrás da outra, de revelações sobre os bastidores de produção da série que reunir uma tripulação substituta na Enterprise. Indo ousadamente ao ponto de apresentar um perfil, até então desconhecido e menos admirado, do celebrado criador Roddenberry. O mentor da série trouxe grandes problemas na produção. Conflitos de bastidores com executivos, artistas, técnicos, roteiristas e diretores. Muitos deles abandonaram o projeto no meio do caminho.

Os executivos da Paramount convocaram Roddenberry por estarem acuados pela pressão da ala radical dos fãs que não aceitavam uma nova série de Jornada sem o elenco clássico. Porém, a escolha se mostrou desastrosa. Shatner investiga o que realmente aconteceu naqueles conturbados anos, através de entrevistas com pessoas chave do período. Para os fãs de Jornada nas Estrelas, o resultado é uma grande surpresa, porque a imagem de Roddenberry sempre foi a do artista e criador, adorado por criar um universo tão fascinante e positivo como uma possibilidade otimista para o futuro da humanidade. Ver o mesmo Roddenberry ser o pivô de discussões tão mundanas, mesquinhas, com direito a fofocas, ameaças, intrigas, espionagem e sabotagem é, sem dúvida, um grande choque. Entretanto, confrontar essa realidade é primordial para entender os motivos por trás da qualidade duvidosa das três primeiras temporadas da Nova Geração na telinha. Shatner é implacável com seu mentor ao escrever, dirigir e apresentar Caos na Ponte com uma abordagem irônica e extremamente crítica sobre o turbulento período. A julgar pela enxurrada de respostas dos diversos participantes entrevistados, a abordagem de Shatner parece adequada. Tanto que a série a Nova Geração demonstra uma considerável melhoria após o afastamento de Roddenberry e torna-se igualmente icônica em relação a sua predecessora, abrindo caminho para diversas séries seguintes integradas ao mesmo universo. Pena que Roddenberry não permaneceu vivo para testemunhar a extensão do sucesso de suas criações. O produtor faleceu em 1991. O legado de Jornada permanece vivo, mesmo que através de um documentário controverso. Por isso mesmo, Caos na Ponte é altamente recomendado por trazer uma nova faceta sobre o Grande Pássaro da Galáxia. Vida longa e próspera para Jornada nas Estrelas.

Conheça mais sobre o documentário Caos na Ponte, no artigo do Trek Brasilis

Anúncios

Publicado em 25 de novembro de 2015, em Streaming e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Suki na Ongaku

Blog com letras de minhas músicas japonesas preferidas

Roberto Luiz Ribeiro

Poesia alternativa-marginal-independente e gratuita

A Taverna

Histórias fantásticas e Dicas de Escrita!

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Café, Livros, Estudos e Mundo

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

%d blogueiros gostam disto: