Estratégias para o Netflix conquistar mais público, especialmente no Brasil

The Netflix Inc. website and logo are displayed on laptop computers arranged for a photograph in Washington, D.C., U.S., on Tuesday, Jan. 21, 2014. Netflix Inc., the largest subscription streaming service, is expected to release earnings data on Jan. 22. Photographer: Andrew Harrer/Bloomberg via Getty Images

A Netflix parece ter chegado para ficar. É celebrada aos quatro ventos como um dos maiores gigantes da Internet atual, ao oferecer vídeos de filmes, séries e documentários, através de streaming, para os assinantes ao custo de um módico valor mensal. A vantagem para o consumidor é que o valor da mensalidade é pequeno em comparação com os complicados e caros pacotes de TV Paga. O resultado não poderia ser outro. A migração de assinantes que cancelam seus pacotes de TV Paga e abandonam as programações engessadas das TVs abertas para engrossar as fileiras da revolução chamada Netflix. O fenômeno alavancado nos Estados Unidos vem, aos poucos, conquistando espaço nos demais países, inclusive no Brasil, desde 2011. Fomos o primeiro país da América Latina a usufruir do serviço e um dos primeiros, fora dos Estados Unidos.

O serviço vem mudando a cultura por onde passa, ganhando concorrentes e inimigos. Entre os concorrentes, a Amazon, HBO, Hulu, Fox, CBS, Sony e Looke, da Livraria Saraiva, no Brasil. O maior dos rivais era, até então, gratuito e terá um pacote de assinatura, o You Tube. As emissoras de TV Aberta estão criando serviços semelhantes online como a Globo, SBT, Band e Record. A lista de inimigos só faz crescer. O grupo Time Warner entende o Netflix como responsável por derrubar as vendas de DVDs. As empresas de TV Paga brasileiras fazem lobby junto ao governo brasileiro para fazerem o Netflix pagar mais impostos e encarecer o serviço ou proibir. Movimento semelhante se espalha pelo mundo. O consagrado diretor Quentin Tarantino (Django Livre, Oito Odiados, Kill Bill) revelou sua posição contrária a exibição de filmes em streaming. Por enquanto, o Netflix está ganhando a briga. Porém, o mercado de streaming tem grande potencial para crescer muito mais. Portanto, tudo pode acontecer no futuro. Inclusive o surgimento de novos concorrentes hoje inexistentes como Microsoft ou Apple.

Por ironia, o Netflix surgiu em 1997, na Califórnia, EUA, como um serviço de aluguel de filmes em DVD, enviando as mídias para as casas dos usuários, através dos Correios, por uma taxa mensal fixa. O serviço original ajudou a alavancar o mercado dos DVDs em seu início. Na ocasião, a maior locadora do mundo, a Blockbuster, negociou a compra do Netflix em 2010, mas a aquisição não vingou. O Netflix tinha cerca de 14 milhões de assinantes para locar DVDs. Ainda naquele ano, eles começaram o serviço de exibição de filmes via streaming e viram o potencial do novo serviço porque o crescimento de clientes foi bem acelerado. Em outubro de 2015, o serviço alcançou 69 milhões de assinantes, sendo mais de 43 milhões, apenas nos EUA, e 25 milhões no restante do mundo. O desafio é buscar meios para continuar crescendo, mesmo com o surgimento de múltiplos concorrentes. Conheça as estratégias adotadas pelo Netflix e outras que poderiam ser adotadas no futuro, para manter a hegemonia do mercado.

Hoje, o Netflix investe em conteúdo diversificado. Filmes, séries, documentários, desenhos, animes. Por questões contratuais, os vídeos entram e saem todos os meses. A cada semana surgem novidades. Algumas obras não retornam, outras podem voltar depois com a renovação dos contratos. A quantidade de conteúdo disponível em relação ao valor acessível da mensalidade desperta o interesse dos assinantes. Quem assina, dificilmente cancela.

O Netflix aposta em conteúdo exclusivo. Com lucros crescentes, a empresa reverte grandes valores para a produção de conteúdo exclusivo como uma maneira de se proteger da concorrência. Por outro lado, cria novos inimigos. Com filmes lançados direto no Netflix, as cadeias de cinema se recusam a lançar a obra nas telonas. Feras Sem Nação, a continuação de O Tigre e o Dragão. Outros filmes entram no serviço com uma janela menor em relação ao cinema como A Incrível História de Adaline e Nocaute. Séries exclusivas são criadas com um alto padrão de qualidade, no mesmo nível de produções da HBO ou AMC. Assim, surgiu House of Cards, Orange is the New Black, Marco Polo, Narcos, Sense 8 e a animação Cavaleiros de Sidônia com grande sucesso de público, conquistando a crítica e muitos prêmios. Um acordo mantido com a Disney/Marvel permitiu o surgimento de séries como Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro e Defensores. Além da série mexicana Club de Cuervos, está prevista para 2016, a série brasileira de ficção científica 3% (Três por Cento). A vantagem para o público, além da qualidade das obras, é a permanência dos vídeos no serviço indefinidamente.

Facilidades da Internet. A biblioteca de vídeos do serviço fica integralmente disponível para o assinante usufruir dentro de sua comodidade. As séries são lançadas com todos os episódios ao mesmo tempo. O serviço usa as informações dos banco de dados para prever os interesses dos assinantes e sugerir outros vídeos com base nos dados coletados. Os usuários podem criar listas dos vídeos de interesse e classificam a qualidade dos vídeos pelo indicador de estrelas. A média geral de cada vídeo fica disponível para todos. Os usuários podem parar de ver os vídeos a qualquer tempo e retornar ao vídeo depois, no ponto exato de interrupção. Uma verdadeira TV não linear. Enquanto nas TVs tradicionais, o usuário depende da programação de cada canal e fica limitado aos horários de exibição. Para encontrar o vídeo desejado, o usuário pode realizar buscas ou pesquisar nas categorias do serviço. Todo o conteúdo do Netflix pode ser acessado por meio de Celular, Computador, Tablet e Smart TV. Isso explica o sucesso sempre crescente do serviço.

###

Novas Estratégias

Melhorias na busca. Incluir a categoria Clássicos para as Smart TV. A categoria já está disponível para computadores e smart phones. Incluir categorias por décadas, anos 00, 10, do novo milênio, anos 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90, do século XX. Incluir a categoria Última Chance, divulgando os vídeos que estão para sair do serviço nos 30 dias seguintes.

Notícias e eventos. Os executivos da Netflix sinalizaram a inclusão de notícias no serviço, no futuro. O ideal seria a criação de 4 blocos de notícias diários, com informações globais, por continente, por país. Mais uma maneira de enfraquecer os serviços de TV Paga. Poderia haver blocos de entrevistas, blocos temáticos como política, cultura, tecnologia, esportes. Eventos esportivos, torneios, campeonatos seriam excelentes opções para transmissão ao vivo e também em arquivo. Olimpíadas, Copa do Mundo, Ligas, Fórmula 1, nas várias modalidades esportivas, inclusive esportes radicais. Coberturas especiais de eventos como Virada de Ano, Oscar, Eleições, Coletivas de imprensa importantes, Lançamentos da Nasa, até a entrega do Ignobel seria um evento instigante. Tudo é conteúdo. Futebol e carnaval são os pontos fracos da maioria dos brasileiros. Sem falar nas novelas.

Trailers. Incluir outra categoria na busca reunindo todos os trailers disponíveis. Sempre que possível, apresentar os trailers dos filmes. Ajudaria muito aos usuários, conhecer os filmes através dos trailers. Seria uma nova ferramenta para ajudar a decidir os filmes, séries, documentários e animações a serem vistos. O serviço deveria também antecipar a inclusão dos trailers de filmes que seriam incluídos no catálogo depois. Sejam lançamentos ou catálogo.

Documentários de bastidores. Além dos trailers, o serviço poderia incluir documentários de bastidores dos filmes como tem disponíveis nos DVDs e Blu Rays. Também poderia ter uma categoria na busca para esses documentários. O público cinéfilo aprecia tais documentários e o público geral aprecia documentários de seus filmes favoritos.

Clipes Musicais. Em tempos de MTV e agora com o You Tube, existe um sem número de clipes das músicas de artistas, bandas e grupos. São tão interessantes quando os shows dos artistas, para o público que aprecia música. Poderia ter uma categoria na busca para os clipes e os assinantes poderiam Playlists de suas músicas favoritas.

Vídeos de domínio público. Clássicos como Os 39 Degraus, As Aventuras de Robin Hood, Dementia 13, Cyrano de Bergerac, O Fantasma da Ópera, Flash Gordon, Frankenstein, O Gabinete do Dr. Caligari, A General, Intolerância, Metrópolis, O Nascimento de uma Nação, Nosferatu, Plano Nove do Espaço Sideral, os curtas e longas de Chaplin, entre tantos outros filmes poderiam ser disponibilizados, gerar audiência para o serviço, sem ter custos com direitos autorais.

Clássicos e novos do cinema mundial. O serviço ideal para o cinéfilo deveria trazer clássicos, recentes e novos, independente de nacionalidade ou continente. Muitos filmes africanos, russos, indianos, árabes, japoneses, chineses e da América Latina podem não ser conhecidos do grande público, mas despertariam o interesse. Filmes de movimentos como o Expressionismo Alemão, Noir, Nouvelle Vague, Neo Realismo Italiano, Faroeste Spaghetti, entre outros, deveriam ter disponíveis no serviço, nem que seja em forma de rodízio.

Sucessos nostálgicos de desenhos e séries populares como Thundercats, Caverna do Dragão, Evangélion, Família Dinossauro, Jonny Quest e tantos outros. Pelo menos, He Man e Smurfs já estão disponíveis. Entre as séries, Agente 86, as várias Jornada nas Estrelas, Dallas, Nova York Contra o Crime, Batman, CSI, Casal 20, Automan, O Incrível Hulk, Mulher Maravilha, Babylon 5, Alias, Super Máquina, MacGyver – Profissão Perigo, Plantão Médico, Big Bang – A Teoria, Túnel do Tempo, Missão Impossível, V – A Batalha Final, Seinfeld, Fringe, Roswell. O retorno de Battlestar Gallactica, Dr. House, Twin Peaks e Doctor Who ao serviço.

Cinema brasileiro. Ao analisar o acervo de filmes brasileiros, vemos um acervo pequeno, quando o ideal seria haver muitos filmes disponíveis, até porque, os filmes teriam também boa audiência em outros países. Desde clássicos como Limite, os filmes produzidos pela Vera Cruz ou Atlântida, O Pagador de Promessas, filmes de Gláuber Rocha como Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. Outros filmes do chamado Cinema Novo como Rio 40 Graus. Outros clássicos como Assalto ao Trem Pagador, Macunaíma, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Xica da Silva, Bye Bye Brasil, Pra Frente Brasil, Memórias do Cárcere, Com Licença, Eu Vou a Luta, Os Inconfidentes, Os Fuzis, O Homem da Capa Preta, Ópera do Malandro, Vidas Secas, Pixote. Filmes da retomada como Carlota Joaquina, Central do Brasil, Auto da Compadecida, Gêmeas, Eu, Tu, Eles, Lisbela e o Prisioneiro, Dois Filhos de Francisco, Amarelo Manga, Lamarca, O Que É Isso, Companheiro, O Quatrilho, Bossa Nova, O Homem do Futuro, A Mulher Invisível, O Homem Que Copiava, Cinema, Aspirinas e Urubus, Deus é Brasileiro, Abril Despedaçado, Bicho de Sete Cabeças, Guerra de Canudos, Amores Possíveis, Dois Filhos de Francisco, Faroeste Caboclo, O Invasor, Ação Entre Amigos, Carandiru. A lista de filmes brasileiros relevantes é imensa. Sem falar nos ícones do cinema infantil Os Trapalhões. Os filmes do grupo de humoristas nas primeiras décadas são produções toscas mas conseguem envolver e despertar a curiosidade.

Aos alterações indicadas são sugestões que podem ajudar o Netflix a atrair novos assinantes, especialmente no Brasil. Quem sabe, no futuro.

Anúncios

Publicado em 21 de novembro de 2015, em Streaming e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Coffee & Books

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Literatura Doccar

Blog Literário

Emilly Vass

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

Ste

Aqui você vai encontrar sobre um pouco de tudo, principalmente livros. Conte com nossa sincera opinião sobre os livros, as séries e os filmes resenhados e citados.

%d blogueiros gostam disto: