Os maiores vilões da Marvel no cinema

X-Men_Days_of_Future_Past_Magneto

Não adianta negar. A Marvel consolidou seus personagens no pódio de Hollywood e agora, mais e mais, seus filmes conquistam o público geral, o respeito da crítica e tornam-se grandes sucessos de bilheteria, embora nem sempre. As franquias se proliferam com facilidade e garantem sucessivas continuações e interligações entre os filmes. Atores, atrizes e diretores de renome disputam para ver quem fará o próximo sucesso da Marvel nas telas, colocando em evidência os heróis e os grupos heroicos. Por tabela, vemos o surgimento de diversos vilões marcantes e surge a pergunta polêmica: Quais foram os maiores vilões da Marvel nas telas? Conheça, então, nossas indicações, até o momento.

10 – Thanos – O vilão intergaláctico apaixonado pela morte.

No cinema, é apenas uma promessa, porque só apareceu de relance, em poucas cenas rápidas, mas já influenciou diversos personagens e alimentou vários planos malignos de outros super vilões como Loki, Ronan e a raça alienígena Chitauri. Em suas aparições mais marcantes, foi interpretado pelo ator Josh Brolin que permanecerá no papel nos próximos filmes previstos. Até o momento, as poucas cenas com Thanos foram apenas preparação para o que vem por aí. Tudo indica que ele pretende reunir as seis gemas do infinito para absorver todos os poderes. Entretanto, nada mais se sabe de seus planos diabólicos. Pai de duas filhas igualmente traiçoeiras, Gamora e Nebula, ambas vistas no filme Guardiões da Galáxia (14), Thanos apareceu nos filmes Vingadores (12), Guardiões (14) e Vingadores – A Era de Ultron (15). Suas preciosas gemas estão espalhadas por quase todos os filmes da Marvel.

Cubo Tesseract / Gema Espacial – Capitão América – Primeiro Vingador (11), Thor (11), Vingadores (12), Guardiões da Galáxia (14) e Vingadores – A Era de Ultron (15);

Cetro Chitauri / Gema Mental – Vingadores (12), Capitão América – Soldado Invernal (14), Guardiões da Galáxia (14) e Vingadores – A Era de Ultron (15). Agora, na mente do personagem Visão;

Aether / Gema da Realidade – Thor – O Mundo Sombrio (13), Guardiões da Galáxia (14) e Vingadores – A Era de Ultron (15);

Esfera / Gema do Poder – Guardiões da Galáxia (14) e Vingadores – A Era de Ultron (15);

Gema do Tempo e Gema da Alma – Ainda não apareceram nos filmes, mas pode aguardar.

O surgimento de Thanos nos quadrinhos foi na revista Homem de Ferro n. 55, de 1973, criado por Jim Starlim.

###

09 – Sentinelas – Poderosos robôs caçadores de mutantes que se adaptam aos poderes de seus inimigos.

Surgem de relance na sala de perigo do grupo mutante em X-Men – Confronto Final (06), mas em X-Men – Dias de um Futuro Esquecido (14), eles ganham total destaque em suas duas versões. Em versão preliminar, nos anos 70, e em versão avançada e mortal no futuro alternativo. Os robôs são criados pelo Dr. Bolivar Trask (Peter Dinklage) para caçar e exterminar mutantes, num projeto financiado pelo governo que ganha dimensões catastróficas, depois de Mística cometer um crime político e inflamar o ódio da opinião pública contra os mutantes. Os robôs caçam indiscriminadamente os mutantes e exterminam a grande maioria dos personagens. Um cinéfilo poderia questionar se a trama dos X-Men bebeu da fonte de Exterminador do Futuro (84), de James Cameron. Entretanto, aconteceu exatamente o oposto, porque a saga Dias de um Futuro Esquecido foi publicada na revista dos X-Men, em 1981, bem antes do sucesso de Cameron. O filme dos X-Men utilizou a trama de 81 como base da adaptação.

O surgimento dos Sentinelas nos quadrinhos foi na revista X-Men, n 14, de 1965, criados por Stan Lee e Jack Kirby.

###

08 – Alexander Pierce – Um político poderoso e dissimulado que usa de sua influência para conseguir o que quer.

Interpretado por Robert Redford, Pierce é membro de um conselho político por trás da organização secreta, Shield, liderada por Nick Fury, (Samuel L. Jackson), no filme Capitão América – Soldado Invernal (14). Deve ter aprendido algumas técnicas em Brasília, porque ele é um homem da alta confiança para Fury, enquanto revela-se um enganador. Em resumo, um político.

Alerta de Spoiler. Se não quiser saber um dos maiores segredos do segundo filme do Capitão América, não continue a leitura. Se ainda quiser saber, selecione o texto abaixo.

Na verdade, Pierce é um dos líderes da organização terrorista conhecida como Hidra e desestabiliza a Shield junto com outros agentes inimigos infiltrados.

O surgimento de Pierce nos quadrinhos foi na mini-série Nick Fury vs. S.H.I.E.L.D., de 1988, criado por Bob Harras e Paul Neary.

###

07 – Ultron – Um super robô movido a inteligência artificial, decidido a exterminar toda a raça humana.

O Ultron das telas foi criado acidentalmente pelo gênio criativo de Tony Stark, enquanto nos quadrinhos foi o Henry Pyn, o primeiro Homem Formiga. No filme, Stark tenta criar um sistema de segurança, baseado em inteligência artificial, para ajudar a prevenir e enfrentar as ameaças contra a Terra, chamado Ultron. Ao perceber um tipo de inteligência inserida na Gema Mental do cetro usado por Loki, Stark, com a ajuda de Bruce Banner, aproveita os poderes do cetro e insere na programação do novo sistema. Quando menos se espera, surge o robô Ultron, criado de maneira independente por sua inteligência artificial, que sentencia os humanos como a maior ameaça a vida na Terra e que, por isso, devem ser exterminados. A trama é a base do filme Vingadores – A Era de Ultron (15) e força o grupo de super seres a confrontar o vilão robô, numa batalha de proporções épicas.

O surgimento de Ultron nos quadrinhos foi na revista Vingadores n 54 e 55, de 1968, criado por Roy Thomas e John Buscema.

###

06 – Wilson Fisk / Rei do Crime – Um respeitado homem de negócios que secretamente controla o crime organizado em Nova York e perturba as vidas do Homem Aranha, do Justiceiro e do Demolidor.

No cinema, Fisk, interpretado pelo ator Michael Clarke Duncan, tornou-se o arqui-inimigo do Homem Sem Medo, interpretado por Ben Affleck, no filme Demolidor (2003). O filme não foi bem recebido pelos fãs e teve como continuação, o deplorável Elektra (2005), com a atriz Jennifer Garner no papel título. Agora, o serviço de streaming, Netflix, assumiu diversos projetos envolvendo personagens da Marvel, em formato de série de TV, começando com a recriação de Demolidor (2015). Na nova versão, Wilson Fisk continua como arqui-inimigo, agora interpretado por Vincent D’Onofrio, numa leitura mais complexa e perigosa. O personagem agora é construído gradualmente, com uma galeria de personagens coadjuvantes complementares como um auxiliar direto, seus sócios do crime e a amada Vanessa Marianna. A série conseguiu a proeza de agradar os fãs tradicionais e aos novos admiradores e Fisk garantiu sua presença marcante nas próximas temporadas da série do herói cego.

O surgimento de Fisk nos quadrinhos foi na revista Homem Aranha n 50, de 1967, criado por Stan Lee e John Romita, Sr.

###

05 – Bucky Barnes / Soldado Invernal – Um antigo aliado transformado em um perigoso assassino, com um braço biônico e habilidades equivalentes ao Capitão América

De inocente coadjuvante que, aparentemente, morre em combate, Bucky Barnes ressurge de forma surpreendente como um inimigo mortal, o Soldado Invernal, com habilidades equivalentes ou até maiores do que o herói bandeiroso, o Capitão América, desde 2005, nos quadrinhos. O personagem vilanesco foi apresentado nas telas no filme Capitão América – Soldado Invernal (14), mas a versão inocente de Barnes foi mostrada antes no filme Capitão América – O Primeiro Vingador (11), com o mesmo ator, Sebastian Stan, indicando que os planos do Estúdio Marvel já previa o Soldado Invernal desde o primeiro filme. Enquanto o Capitão América foi revivido pelos Vingadores, nos quadrinhos, Barnes foi encontrado pelos russos e através de lavagem cerebral, ele é transformado no perigoso assassino. No filme, a chegada do Soldado Invernal também é surpreendente e mostra um vilão perigoso, capaz de derrotar o Capitão América e a Viúva Negra, com suas habilidades e seu braço biônico. Os diversos confrontos entre os dois, estão entre os pontos altos do filme.

O surgimento de Bucky Barnes nos quadrinhos foi na revista Capitão América n 01, de 1941, criado por Joe Simon e Jack Kirby. Barnes ressurge como Soldado Invernal na revista Capitão América, n 01, de 2005, recriado por Ed Brubaker e Steve Epting.

###

04 – Norman Osborn / Duende Verde – Um influente industrial que assume a identidade do Duende Verde como uma vertente psicótica de sua personalidade focada aterrorizar seus inimigos.

Revelado como o pai de Harry Osborn, o melhor amigo de Peter Parker, o Homem Aranha, Norman Osborn é um rico empresário, dono da coorporação Oscorp, especializada em criação e produção de armamentos. Com o objetivo de criar uma fórmula química, para dar super habilidades aos soldados, Osborn tem a obsessão de alcançar seu objetivo, mas a fórmula criada mostra-se instável. Mesmo assim, Osborn testa em si mesmo, a ponto de aflorar sua insanidade. Nesse momento, nasce o arqui-inimigo do Homem Aranha, o Duende Verde. O principal inimigo é capaz de descobrir a verdadeira identidade do herói aracnídeo e ameaçar Peter Parker, seu amigos, sua tia May e seu amor Gwen Stacy ou Mary Jane, dependendo da versão nas telas. O Duende, interpretado por William Dafoe, aparece na trilogia de filmes do Homem Aranha, dirigidos por Sam Raimi (02, 04 e 07).  Na recriação do Homem Aranha, de Marc Webb, Osborn é citado em Espetacular Homem Aranha (12) e a Oscorp é uma empresa com presença fundamental na trama. No segundo filme de 2014, o ator Dane DeHaan, como Harry Osborn, assumiu o manto do Duende Verde e deixou a promessa para os próximos filmes de Marc Webb. Entretanto, com novo o acordo da Sony e da Marvel, os filmes planejados, até então, foram cancelados. Agora, o Aranha vai aparecer no próximo filme do Capitão América – Guerra Civil (2016) e em um novo filme solo do herói aracnídeo. Certamente, Osborn não será esquecido no cinema, enquanto houver novos filmes do Homem Aranha.

O surgimento de Osborn nos quadrinhos foi na revista Homem Aranha n 14, de 1964 e n 23, de 1965, criado por Stan Lee e Steve Ditko.

###

03 – Raven Darkhölme / Mística – Uma mutante perigosa, de personalidade forte e independente, com o poder de se transformar em qualquer pessoa. A personificação da ideia paranoica: O inimigo está entre nós.

Sem usar os poderes, Mística tem pele azul e olhos amarelos. Com um poder de transmorfo, ela é uma das mutantes mais poderosas das tramas dos X-Men, por sua habilidade de assumir a aparência e a voz de qualquer pessoa. Nos quadrinhos, com a ausência de Magneto, Mística cria uma nova Irmandade de Mutantes e torna-se a grande vilã na trama da clássica história Dias de um Futuro Esquecido. Ela é mostrada como uma líder determinada, implacável e imprevisível, mas foi ela quem assumiu Vampira como mãe adotiva, antes da jovem mudar de lado e entrar para os X-Men. Depois, foi revelado que ela foi a mãe de Noturno, mas foi forçada a abandoná-lo. Nas telas, todos os filmes do grupo X-Men tem a presença de Mística. Na trilogia iniciada por Bryan Singer, ela foi interpretada por Rebecca Romijn. A partir da recriação, X-Men – Primeira Classe (2011), que se passa décadas antes dos primeiros filmes, Mística foi interpretada por Jennifer Lawrence, mais jovem. A surpresa para os leitores de quadrinhos foi a ligação de Mística com Xavier abordada nos filmes que permitiu a criação de uma nova e maior tensão dramática entre os personagens. Nas telas, Mística torna-se uma fiel seguidora das ideias de Magneto, mesmo quando surpreende o próprio mestre do magnetismo com atitudes imprevistas. Pode aguardar que ela tem presença garantida no próximo X-Men – Apocalipse.

O surgimento de Mística nos quadrinhos foi na revista Ms. Marvel n 16 e 17, de 1978, criada por Chris Claremont e Dave Cockrum.

###

02 – Loki Laufeyson – O deus nórdico da trapaça, da mentira e da enganação. Irmão de Thor que cobiça o trono de Asgard, sendo capaz de tudo para assumir o trono e conquistar o poder, mesmo que para isso, ele precise derrotar o pai e o irmão.

Filho adotivo de Odin e Frigga, Loki é, na verdade, filho do Gigante de Gelo, Laufey, inimigo de Asgard. Apesar de ter sido criado como um príncipe asgardiano, saber a verdade apenas despertou em Loki um desprezo e um ódio por sua família adotiva, o tornando um inimigo mortal do irmão, Thor. Secretamente, Loki formou alianças com inimigos de Asgard e causou sérios problemas para sua família adotiva, pondo em risco a própria segurança dos deuses nórdicos e do Planeta Terra. Principal vilão do filme Thor (11), suas maquinações com a raça alienígena Chitauri forçam a criação do super grupo Vingadores (12). Loki assume uma aliança até com outro mortal vilão, Thanos. A contra gosto, precisa ajudar seu irmão, o Deus do Trovão, para enfrentar uma nova ameaça em Thor – O Mundo Sombrio (13). A atuação marcante de Tom Hiddleston como Loki deram ao personagem, o destaque merecido, garantindo a participação do deus da mentira em futuras produções da Marvel Studios, como Thor – Ragnarok e Vingadores – Guerra Infinita.

O surgimento de Loki nos quadrinhos foi na revista Jornada ao Mistério n 85, de 1962, criado por Stan Lee e Jack Kirby, inspirado no deus da trapaça na mitologia nórdica. Vilão responsável pela primeira formação dos Vingadores, grupo criado pela mesma dupla em 1963.

###

01 – Erik Magnus Lehnsherr / Magneto – O mestre do Magnetismo e pretenso líder dos mutantes que deseja subjugar a raça humana.

Interpretado em sua versão mais jovem por Michael Fassbender e em sua versão idosa por Sir Ian McKellen, o personagem participou de todos os filmes do grupo mutante, os X-Men, transitando entre aliado e inimigo de seu parceiro e nêmesis, o Professor Xavier. Existe uma curiosa relação de amizade, respeito e rivalidade entre os dois poderosos mutantes. Eles são inimigos, sem deixar de respeitar as posições antagônicas e sabem que defendem a mesma causa. Isso explica, tanto nos quadrinhos, como nas telas, porque há momentos em que Magneto e o Professor X estão do mesmo lado. Apesar de estarem em lados opostos, a maior parte do tempo. Mas para a humanidade, Magneto é um inimigo declarado. Desde jovem, quando teve sua família morta em um campo de concentração nazista e manifestou seus poderes pela primeira vez, marcado pelo ódio e pelo preconceito. Nos momentos em que resolve atacar, Magneto demonstra ser uma ameaça séria para a sociedade, a polícia, os exércitos e nações inteiras. Capaz de arrastar a icônica ponte Golden Gate ou jogar um estádio de futebol contra a Casa Branca. Apenas os X-Men se mostram capazes de enfrentar a fúria do mestre do magnetismo. A presença do vilão está garantida em X-Men – Apocalipse.

O surgimento de Magneto nos quadrinhos foi na revista X-Men n 01, de 1963, criação de Stan Lee e Jack Kirby. O mestre do magnetismo foi o primeiro vilão mutante, logo na estreia dos X-Men.

Anúncios

Publicado em 13 de agosto de 2015, em QG HQ e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Suki na Ongaku

Blog com letras de minhas músicas japonesas preferidas

A Taverna

Histórias fantásticas e Dicas de Escrita!

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Café, Livros, Estudos e Mundo

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

%d blogueiros gostam disto: