X Bienal do Livro de Pernambuco prepara novidades para evento de 2015

Bienal Livro PE 2015

As primeiras novidades interessantes foram divulgadas sobre a X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco que acontecerá de 02 a 12 de outubro, no Centro de Convenções, na cidade de Olinda. Com o tema Literatura, Resistência e Transformação, o evento pretende destacar autores e obras focadas em grupos marginalizados da sociedade utilizando a arte como expressão na luta pela conscientização e contra a opressão e a exclusão social. O tema será apresentado ao público entre diversos painéis, palestras, debates, lançamentos, recitais, oficinas, apresentações infantis e muitas atividades previstas na programação do evento que completa 20 anos e reúne um público de mais de um milhão de visitantes. Também haverá espaço para autores independentes.

Três autores pernambucanos serão os homenageados do evento. Marcelino Freire, autor de várias obras de destaque como Angu de Sangue (Ateliê Editorial, 2000) e Contos Negreiros (Editora Record – Prêmio Jabuti 2006), livro também publicado na Argentina, criou a Balada Literária de São Paulo e muitos de seus contos foram adaptados para o Teatro e publicados no exterior. O poeta urbano Miró da Muribeca, autor de sete livros, entre eles, Ilusão de Ética (1993) e Entrando pra Fora e Saindo pra Dentro (1995). E Ascenso Ferreira, autor pernambucano e integrante do movimento modernista de 1922. A lista completa dos homenageados ainda será divulgada pelos organizadores, no site do evento.

A Bienal será realizada com apoios de peso. A ANL – Associação Nacional de Livrarias, o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL (iniciativa do MinC com o MEC), o Ideação, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, organizadora da Bienal do Livro de São Paulo, e a União Brasileira de Escritores – UBE. Em parceria com o site O Nordeste, a Bienal divulga a biografia de autores nordestinos consagrados como Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, entre tantos nomes, através do site Autores do Nordeste.

Entre as novidades, será lançado um aplicativo da Bienal para Android e iOS, criado para facilitar o acesso a todas as marcas, livros, promoções, e toda a programação do evento. Além disso, os organizadores não esqueceram dos autores independentes. Através da Plataforma de Lançamentos, os interessados poderão inscrever suas obras, até o dia 16 de agosto, apresentando, além dos requisitos exigidos no momento da inscrição, o resumo de cada trabalho e uma mini biografia profissional e literária, com até 500 caracteres. Os candidatos serão analisados por uma comissão da UBE – União Brasileira de Escritores e os escolhidos pela serão contactados via e-mail no início de setembro. Esta iniciativa abre espaço para poetas, cronistas, contistas, romancistas independentes, entre outros, mostrem e divulguem suas produções durante a Bienal. O evento promete fervilhar o cenário literário nacional.

Conheça o site do evento: Bienal do Livro de Pernambuco

Página do Facebook: Bienal Pernambuco

Anúncios

Publicado em 9 de julho de 2015, em Caracteres e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Estou ansiosa pela programação que ainda não saiu ! haha. Com certeza vai ser ótima, estou contando os dias.

  1. Pingback: Evento Power Kon – Festival de Super Heróis vai ocorrer na X Bienal do Livro PE 2015 | Maracutaia Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Coffee & Books

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

Ste

Aqui você vai encontrar sobre um pouco de tudo, principalmente livros. Conte com nossa sincera opinião sobre os livros, as séries e os filmes resenhados e citados.

Pão de Canela e Prosa

Onde as palavras têm sabor

marisbookshop

pensamentos de uma jovem.

%d blogueiros gostam disto: