O Hobbit torna-se o Senhor dos Leilões arrematado por £ 137 mil libras em Londres

thehobbit-book

Não foi um exemplar qualquer do livro O Hobbit, escrito por John Ronald Reuel Tolkien ou JRR Tolkien, que conseguiu a proeza de ser leiloado pela bagatela de £ 137 mil libras, no início do mês, na casa de leilões Sotheby, em Londres, o equivalente a cerca de R$ 655 mil. Na verdade, foi a primeira edição do livro publicado em 1937 que também apresenta outras peculiaridades. O livro foi um presente de Tolkien a uma de suas ex-alunas em 1937, Katherine Kilbride. Ela foi aluna de Tolkien na Universidade de Leeds, Reino Unido, nos anos 1920. O exemplar trazia uma dedicatória especial do autor, escrita à mão, com um pequeno parágrafo em inglês arcaico. Kilbride manteve uma relação de amizade com o famoso autor e trocaram correspondências durante grande parte de suas vidas, até a morte dela em 1966. De acordo com especialistas, a inscrição em inglês arcaico contém parte de um poema de outro livro do autor, The Lost Road (A Estrada Perdida), que diz: “Há muitas coisas nas regiões à Oeste desconhecidas para mim, maravilhas e seres estranhos, uma terra justa e adorável, pedras preciosas, brilhando secretamente em cavernas nas montanhas”.

O leilão estabelece um novo recorde mundial para o primeiro exemplar de um romance de fantasia, superando em mais do dobro do preço estimado. Superou também o recorde anterior, quando a primeira edição do mesmo livro foi arrematada no valor de £ 60 mil libras, em 2008. Mérito do clássico de Tolkien, classificado como um livro infantil, na época de seu lançamento, ao longo da história, o livro vendeu mais de 100 milhões de cópias e foi traduzido para cerca de 40 idiomas. A título de comparação, a Sotheby ‘s leiloou um exemplar da primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, por 25 mil libras, e uma edição dupla de Alice no País das Maravilhas, autografada pelo autor Lewis Carroll, pelo valor de 10 mil libras.

O livro O Hobbit, primeiro romance de Tolkien, introduz o personagem de Bilbo Bolseiro que decide acompanhar um grupo de anões numa aventura para resgatar um fabuloso tesouro das garras de Smaug, um temível e avarento dragão, no universo da Terra Média. A trama antecede o mais famoso romance de Tolkien, a trilogia O Senhor dos Anéis. As obras de Tolkien foram adaptadas com sucesso para o cinema por Peter Jackson em duas trilogias de filmes. O Hobbit chegou antes nas telas como uma animação de 1977, dirigida por Jules Bass e Arthur Rankin Jr.

 

The Lost Road seria um livro escrito por Tolkien, embora nunca foi finalizado ou publicado. Trechos de rascunhos do autor foram reunidas e publicadas em 1987 por Christopher Tolkien com o título The Lost Road and Other Writings (A Estrada Perdida e outros escritos). A ideia original para Lost Road partiu de um acordo entre Tolkien e C. S. Lewis (autor de Crônicas de Nárnia), para tentar escrever uma trama de ficção científica e viagens no tempo que seria integrada a Trilogia Espacial, escrita por Lewis. Tolkien mostraria o passado e o futuro da Terra Média, aliando o cenário conhecido nos famosos livros com outro cenário de tecnologia e viagens espaciais. Seria uma viagem interessante acompanhar Hobbits astronautas.

Anúncios

Publicado em 16 de junho de 2015, em Caracteres e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Suki na Ongaku

Blog com letras de minhas músicas japonesas preferidas

Roberto Luiz Ribeiro

Poesia alternativa-marginal-independente e gratuita

A Taverna

Ficção Especulativa Brasileira e Dicas de Escrita!

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Café, Livros, Estudos e Mundo

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

%d blogueiros gostam disto: