Sir Christopher Lee (1922–2015) – Conde Drácula, Scaramanga, Saruman

Christopher Lee

Faleceu esta semana, o ator britânico Sir Christopher Lee. O eterno Conde Drácula, também ficou marcado no papel do vilão Francisco Scaramanga no filme, 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974), ou como o Conde Dooku de Star Wars – Episódio II – Ataque dos Clones (2002), ou ainda como o poderoso Mago Saruman, o Branco, da Terra Média nas duas trilogias, Senhor dos Anéis (2001-2003) e O Hobbit (2012-2014).

Nascido Christopher Frank Carandini Lee, em Londres, Inglaterra, em 1922. Sua família era nobre. A mãe era Condessa e a bisavô era cantora de ópera. Lee tinha outro parente artista e conhecido, o primo Ian Fleming, escritor que criou James Bond. Christopher Lee serviu na guerra, antes de assumir a carreira de ator. Seu primeiro filme foi Escravo do Passado (1948). No mesmo ano, atuou em Hamlet (1948). Seus primeiros papeis eram pontas, sem diálogos. Nos anos 50, ele tinha dificuldades para conseguir papeis por ser muito alto e ter uma voz muito grave. Até conseguir o papel de monstro na Hammer Films, em A Maldição de Frankenstein (1957), o primeiro dos inúmeros vilões que viveria nas telas. Na produtora Hammer, Lee conheceu o ator Peter Cushing e tornaram-se bons amigos. Eles passaram a atuar juntos nos filmes, em geral, como inimigos. Algumas vezes, Cushing foi Van Helsing e Lee atuou como Dracula, a partir do filme O Vampiro da Noite (1958). Cushing e Lee ainda foram inimigos na versão Hammer de A Múmia (1959). Em geral, o ator fez o papel de grandes vilões, muitos deles Condes. Uma das poucas exceções foi o papel principal na produção alemã Sherlock Holmes e o Colar da Morte (1962). Por diversas vezes, Lee também atuou como o misterioso Fu Manchu a partir de A Face de Fu Manchu (1965).

Outro papel notável foi o vilão Conde de Rochefort, no clássico Os Três Mosqueteiros (1973) e nas continuações A Vingança de Milady (1974) e A Volta dos Mosqueteiros (1989). Lee enfrentou o super agente James Bond como Francisco Scaramanga em 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974). Bond foi criado pelo primo de Lee, o escritor Ian Fleming. Embora tenha sido relegado a papeis menores nos anos 80 e 90, sua atuação como o poderoso mago Saruman na trilogia Senhor dos Anéis (2001-2003) devolveu a majestade. O ator voltou a participar de grandes produções como Star Wars – Episódio II – Ataque dos Clones (2002), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Bússola de Ouro (2007), Alice no País das Maravilhas (2010), A Invenção de Hugo Cabret (2011) e na nova trilogia O Hobbit (2012-2014). Em 2009, o ator foi consagrado com o título de Cavaleiro Real, concedido pela família real britânica aos ingleses notáveis. Versátil, Lee era fã de Heavy Metal, chegando a colaborar nos discos da banda Rhapsody of Fire e também era ativista do grupo Peta, de defesa dos direitos dos animais. Ao longo de sua vida, foi casado com a ex-atriz e modelo dinamarquesa Birgit “Gitte” Lee, com quem tinha uma filha, chamada Christina Erika Lee. Sobre a morte de Christopher Lee, o ator britânico e amigo Roger Moore comentou:

“É terrível quando você perde um velho amigo, e Christopher Lee era um dos meus mais antigos amigos. Nós nos conhecemos em 1948”.

Christopher Lee e Roger Moore atuaram juntos no filme 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974).

Anúncios

Publicado em 11 de junho de 2015, em Perfil e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Coffee & Books

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

Ste

Aqui você vai encontrar sobre um pouco de tudo, principalmente livros. Conte com nossa sincera opinião sobre os livros, as séries e os filmes resenhados e citados.

Pão de Canela e Prosa

Onde as palavras têm sabor

marisbookshop

pensamentos de uma jovem.

%d blogueiros gostam disto: