Guia dos Curiosos celebra 20 anos com edição especial

guia-dos-curiosos-20anos

Você sabia que Piratas atacavam por conta própria, enquanto Corsários agiam sob as ordens de um rei? Ou que a palavra Almanaque vem do árabe Al-manakh, o lugar onde os nômades reuniam-se para trocar informações sobre lugares distantes? Ou ainda que o galo canta ao amanhecer para avisar ao galinheiro que ainda está vivo e assustar eventuais rivais? Se não sabia, é porque nunca leu o Guia dos Curiosos, o almanaque criado pelo jornalista Marcelo Duarte, publicado desde 1995, inicialmente pela Companhia das Letras, que logo alcançou o topo da lista dos livros mais vendidos no país, superando a marca de 200 mil unidades vendidas. Para celebrar os 20 anos da primeira edição, a Editora Panda Books, atual responsável pela publicação, fundada pelo próprio Duarte em 1999, lançou uma edição especial, em capa dura, do almanaque dos almanaques, revisado e atualizado. Na ocasião de lançamento da primeira edição, o jornal Folha de São Paulo noticiou com a manchete “A curiosidade faz o leitor”.

Com o tempo e, em resposta ao sucesso, o autor criou uma coleção de livros temáticos que hoje conta com nove volumes de O Guia dos Curiosos e dois O Guia dos Curiosinhos. As vendas já ultrapassam os 600 mil exemplares. Além do livro principal, de conhecimento geral, tem livros temáticos para todos os gostos. Brasil, Copas, Jogos Olímpicos, Língua Portuguesa, Sexo, Esportes, Invenções, Curiosas e os Curiosinhos Folclore e Super Heróis. Seu próximo livro será com o tema Datas e Festas. Marcelo Duarte ainda planeja lançar as edições dedicadas ao Futebol, Cinema e Música. Serão todos muito bem vindos. Entretanto, o Guia dos Curiosos não se limitam aos livros. Virou jogo de tabuleiro da Grow. Na Internet, tem Site OficialBlog e fanpage do Facebook.

Marcelo Duarte trabalhava na Veja São Paulo, quando viajou para visitar uma tia e encontrou uma edição da Enciclopédia Curiosidades (1962), de Valdomiro Rodrigues Vidal, um verdadeiro tesouro. Duarte achou interessante e imaginou recriar e atualizar o trabalho com novas informações de cultura inútil. O jornalista pesquisou ao longo de um ano, em tempos antes da popularização da Internet. As informações eram muito difíceis de serem encontradas. Ele precisou consultar diversos especialistas, profissionais, professores acadêmicos e pesquisar em bibliotecas e acervos. Alguns até desdenhavam de seu trabalho. Mas ele não descansou, acreditou no próprio trabalho e resultou num grande sucesso que se expande a cada novo lançamento. Que venham os próximos vinte anos.

Anúncios

Publicado em 10 de junho de 2015, em Caracteres e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Suki na Ongaku

Blog com letras de minhas músicas japonesas preferidas

Roberto Luiz Ribeiro

Poesia alternativa-marginal-independente e gratuita

A Taverna

Ficção Especulativa Brasileira e Dicas de Escrita!

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Café, Livros, Estudos e Mundo

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

%d blogueiros gostam disto: