Governo convoca cineastas a inscreverem filmes nacionais para Festivais Internacionais

cinema-brasileiro

É uma verdadeira ópera da tragédia grega viver de cinema no Brasil. Produzir, finalizar, divulgar e lançar os filmes nas salas de cinema brasileiros, principalmente, tendo que enfrentar todo o rolo compressor dos lançamentos de Hollywood. Existe uma estratégia para o filme nacional ter maiores chances de sucesso junto ao público, através da participação em festivais de cinema, especialmente, os festivais internacionais. Ciente disso, o governo brasileiro, através da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Ministério das Relações Exteriores, criaram um programa para facilitar a participação dos filmes brasileiros no mercado internacional de cinema.

Atualmente na décima edição, o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro abriu inscrições para que cineastas de todo o Brasil, no prazo até o próximo dia 20/05, possam inscrever seus trabalhos. A intenção é trazer ao Brasil, no período de 3 a 6 de junho, curadores de três importantes festivais de cinema mundial: Locarno, que ocorrerá no período de 5 a 15 de agosto; Toronto (10 a 20 de setembro); e San Sebastian, de 18 a 28 de setembro. Os curadores poderão analisar exclusivamente filmes brasileiros, aumentando as chances e a visibilidade dos filmes no circuito de festivais do exterior. A medida visa ampliar as possibilidades dos filmes brasileiros serem selecionados, participarem de mais festivais e conquistarem mais prêmios.

Na primeira etapa do programa, foram exibidas produções brasileiras para a análise da curadora Violeta Bava, delegada latina do Festival de Cinema de Veneza. A ação visa indicar uma seleção dos filmes que poderão representar o Brasil no evento, programado para a segunda quinzena de agosto. Segundo informações dos organizadores, podem se inscrever filmes de longa-metragem, acima de 70 minutos de duração, que estejam prontos ou em fase de finalização e montagem.

Segundo avaliação do assessor da Área Internacional da Ancine, Eduardo Valente, o balanço dos nove primeiros anos de vigência do Programa da Ancine e do MRE é “muito bom”. “Temos mais de 15 filmes selecionados para festivais como San Sebastian e Locarno”. Valente lembrou ainda que no Festival de Berlim deste ano, o Brasil teve selecionados dois filmes. As inscrições podem ser feitas na página da Ancine (www.ancine.gov.br). A assessoria de imprensa da Ancine explica que os dados sobre as inscrições e os respectivos links serão encaminhados para os curadores, que farão uma lista de 12 longas-metragens que gostariam de ver projetados em sua passagem pelo Brasil. Boa sorte, cineastas.

Anúncios

Publicado em 17 de maio de 2015, em Panorama e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

O Tudo

Para conhecer diversas curiosidades sobre tudo

Suki na Ongaku

Blog com letras de minhas músicas japonesas preferidas

Roberto Luiz Ribeiro

Poesia alternativa-marginal-independente e gratuita

A Taverna

Histórias fantásticas e Dicas de Escrita!

Don Silvio

Comentando

Codéx Secreto Blog

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

%d blogueiros gostam disto: