Hollywood Contra Ataca a Pirataria de Filmes com Ultimato de 24 Horas

internet-movie-piracy

Filme pirata incomoda muita gente. Filmes piratas incomodam, incomodam muito mais… a cantiga chegou ao limite em Hollywood. A poderosa entidade Motion Picture Association of America (MPAA), representante dos seis maiores estúdios de cinema norte americanos (Paramount, Fox, Universal, Sony, Warner e Walt Disney), emitiu um ultimato, uma ameaça por email, no último dia 01 de maio, exigindo o fim das atividades dos sites de torrent que distribuem ilegalmente filmes piratas para o mundo inteiro. E deu um prazo de 24 horas para os sites saírem do ar. O email foi encaminhado pelo vice-presidente da MPAA, Jan Van Voon, aos maiores sites europeus do ramo, numa ação direta no combate a pirataria.

Na mensagem, Van Voon sentencia: “Essa notificação exige que o site imediatamente tome medidas efetivas para encerrar e impedir a violação de direitos autorais. Todas as possibilidades de baixar, transmitir ou acessar conteúdos relacionados ao entretenimento devem ser desabilitadas para sempre”. Se Hollywood quer vencer a pirataria no grito ou se o ultimato é apenas uma etapa para um plano de ação maior, isso não está claro. Sabe-se que até o presente momento, as ameaças da MPAA tiveram pouco impacto e somente um site pequeno e pouco conhecido – o MicroMKV – encerrou suas atividades.

Nas últimas semanas, diversos operadores da Internet relataram terem recebido emails semelhantes da MPAA. Os emails explicam que os sites estão violando leis e que a entidade tomará medidas judiciais para garantir o encerramento das atividades ilegais e a aplicação de penalidades financeiras e legais para os envolvidos. Anos atrás, processos legais e buscas policiais contribuíram para fechar grandes sites como Hotfile e Megaupload por difundir pirataria. Os estúdios não estão preocupados apenas com as cópias ilegais dos filmes, mas com o uso dos posteres sem permissão dos responsáveis, apontado também pelo email como uma ilegalidade. “Finalmente, lembramos que qualquer uso da obra de arte do conteúdo de entretenimento (por exemplo, pôsteres de filmes ou programa de TV) é proibido sem a autorização do detentor dos direitos”.

A MPAA argumenta com perdas estimadas em US$ $250 bilhões com a pirataria, desde a chegada dos torrents, em 2003, para viabilizar a distribuição de vídeos e filmes ilegalmente pela Internet. Por outro lado, os valores crescentes arrecadados pelos estúdios em bilheteria são um contrapeso aos prejuízos alegados. Por exemplo, 2012 foi o melhor ano de bilheteria na história de Hollywood, com mais de US$ 10 bilhões arrecadados, apenas nos Estados Unidos, num crescimento de 6%, em relação a 2011. Sem contar com as bilheterias do resto do mundo, as vendas de DVDs, Blu-Rays, TV Paga, trilha sonora, merchandising, etc, etc, etc. Na verdade, Hollywood não tem tantos motivos assim para chorar, espernear e reclamar. O mercado de cinema continua em expansão no mundo inteiro com mais e mais salas Multiplexes em cada novo shopping, evolução dos suportes como o novo BluRay 4K, crescimento de assinantes dos serviços de TV Paga e um novo e explosivo segmento no serviço de distribuição de filmes via streaming como Netflix. Essa novela de Hollywood contra a pirataria, ainda terá muitos capítulos pela frente.

Anúncios

Publicado em 2 de maio de 2015, em Panorama e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

O Tudo

Para conhecer diversas curiosidades sobre tudo

Suki na Ongaku

Blog com letras de minhas músicas japonesas preferidas

Roberto Luiz Ribeiro

Poesia alternativa-marginal-independente e gratuita

A Taverna

Histórias fantásticas e Dicas de Escrita!

Don Silvio

Comentando

Codéx Secreto Blog

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

%d blogueiros gostam disto: