Semana triste para o Cinema Nacional, morrem Simião Martiniano e Antonio Abujamra

Antônio Ab e Simião

O cineasta Simião Martiniano faleceu aos 82 anos, na última segunda feira (27/04), em decorrência de câncer no esôfago. Apesar de realizar obras marginalizadas e rejeitadas pela crítica, o cineasta alagoano, conhecido como o Camelô do Cinema sempre foi um exemplo de perseverança. Chegou a dirigir nove longas metragens, independente do formato. Seja super 8, VHS ou câmeras digitais. Simião viveu em Jaboatão e no Recife, onde rodou seus filmes, conhecidos apenas por um público restrito, como Traição no Sertão (1979), O Herói Trancado (1989), A Rede Maldita (1991), A Moça e o Rapaz Valente (1999) e A Valise Foi Trocada (2007).

Suas produções também estão registradas no Internet Movie Data Base (IMDB). São produções toscas, simplórias, que não escondem os poucos recursos, em gêneros diversos como artes marciais, comédia e faroeste. Ele sempre fez um pouco de tudo. Produtor, diretor, roteirista, ator. O exército de um homem só. Incansável, ele ainda tinha novos projetos em mente. O público ouviu falar dos filmes de Simião, mas poucos, de fato, assistiram. Entretanto, as obras de Simião estão entre os poucos filmes produzidos em Pernambuco, durante as décadas de crise no cenário local. O apelido “O Camelô do Cinema”, foi aproveitado como título de um documentário sobre sua vida e obra, dirigido pelos cineasta Hilton Lacerda e Clara Angélica, demonstrando um reconhecimento ao trabalho do criativo cineasta. Aquele tipo de reconhecimento tardio. Uma pena.

###

O ator e cineasta Antonio Abujamra faleceu, também aos 82 anos, na última terça (28/04), em decorrência de um infarto, em seu apartamento, em São Paulo. Pensador, intelectual, de postura crítica e ferina, estudou Filosofia e Jornalismo, teve uma carreira mais consistente, diversificada, tanto no Teatro, na Televisão e no Cinema. Na Televisão, foi um dos grandes diretores da TV Tupi, onde realizou o especial O Estranho Mundo de Zé do Caixão (1968) e a série As Gaivotas (1979). Na Bandeirantes, dirigiu a clássica novela, Os Imigrantes (1981). Na Globo, dirigiu novelas e mini-séries. Atuou em diversas novelas, entre elas, Que Rei Sou Eu? (1989), como o inesquecível Ravengar. No Teatro, participou de vários grupos e peças, muito influenciado pela obra de Bertolt Brecht. Dirigiu a peça “Hamletto”, de Giovanni Testori, no TBC paulista e chegou a encenar no Theatre for the New City, de Nova York. No cinema, atuou em muitos filmes como Festa (1989), Carlota Joaquina – Princesa do Brasil (1995), Quem Matou Pixote? (1996), Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (2000), Quanto Vale Ou É Por Quilo? (2005), É Proibido Fumar (2009) e no novo Que Horas Ela Volta? (2015). Desde 2000, comandou o programa Provocações, da TV Cultura, com sua maneira irreverente e desafiadora de realizar entrevistas. Seu filho, André Abujamra, é um músico conhecido, responsável por diversas trilhas sonoras de filmes e programas de TV, inclusive o Provocações. Foi continuamente celebrado por toda a sua carreira. Outra lamentável perda, em uma única semana.

Anúncios

Publicado em 29 de abril de 2015, em Panorama e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Suki na Ongaku

Blog com letras de minhas músicas japonesas preferidas

A Taverna

Histórias fantásticas e Dicas de Escrita!

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Café, Livros, Estudos e Mundo

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

%d blogueiros gostam disto: