Hollywood de olho nos mangás, quadrinhos japoneses, Akira, Death Note e Ghost in the Shell

Cine Mangá

Depois da invasão de filme da Marvel no cinema com grande sucesso, Hollywood procura nos Mangás, quadrinhos japoneses, a próxima fonte de inspiração e já existem muitos projetos em andamento. Entretanto, os estúdios tropeçam na complexidade das histórias, no inusitado das tramas, nas alegorias e exageros típicos dos melhores mangás. O resultado é que muitos projetos vem se arrastando, por anos. Mas a pressão aumenta para que os filmes sejam, enfim, realizados. As grandes bilheterias de filmes como Vingadores, Homem de Ferro, Capitão América, Batman, Homem Aranha, entre tantos, só fazem aumentar a pressão sobre os estúdios.

Hollywood tem na mira obras como Akira (1982), criação de Katsuhiro Otomo, transformada na impactante animação de 1988. Ghost in the Shell (1989), no Brasil, o Fantasma da Máquina, criado por Masamune Shirow, adaptado para as telas como um longa de animação em 1995 e diversas séries de animação desde 2002. Por fim, Death Note (2003), de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, adaptada como série anime em 2006, além de filmes derivados. Recentemente, a impressa  deu notícias sobre o andamento desses projetos.

Rumores sobre o projeto de adaptação de Ghost in the Shell foram confirmados. O estúdio Dreamworks detém os direitos de adaptação e quer um filme com atores baseado no Mangá de Shirow. O diretor escalado foi Rupert Sanders, que estreou com Branca de Neve e o Caçador (2012). Embora, tenha um currículo curto, Sanders passou a ser respeitado em Hollywood, sendo envolvido em muitos projetos como o filme biográfico sobre Napoleão Bonaparte, o filme policial 90 Church, sobre um esquadrão anti-narcóticos e a adaptação do novo livro ainda não lançado de Frederick Forsyth, The Kill List (A Lista Assassina).

A atriz escolhida foi Scarlett Johansson. Agora sob os holofotes, com mais um sucesso de Vingadores – A Era de Ultron (2015) e os recentes Sob a Pele (2013) e Lucy (2014), Johansson torna-se um nome de peso para viver a Major Motoko Kusanagi, uma policial cyborg. Embora, os fãs tenham receio do diretor e atriz escolhidos, pelo risco de desvirtuarem a obra e se distanciarem do material original. Se dependesse dos fãs, o diretor James Cameron (Exterminador do Futuro, Aliens, Titanic, Avatar) assumiria o projeto. Ele já demonstrou interesse na adaptação de Ghost in the Shell, mas está preso a contratos e no interesse em criar 4 ou 5 novos filmes de Avatar. Steven Spielberg também demonstrou interesse no projeto e conseguiu, desde 2009, os direitos para seu estúdio, a Dreamworks. Mas também está amarrado por contratos em outros projetos. Só nos resta aguardar o resultado.

###

A série mangá Death Note também está na mira de Hollywood. Mais de dez estúdios demonstraram interesse em realizar a adaptação norte americana. O estúdio Warner conseguiu os direitos. Diretores de diferentes estilos foram convocados para adaptar a obra, como Shane Black (Homem de Ferro 3) e Gus Van Sant (Elefante). Depois de discussões entre os diretores contra as escolhas dos produtores de alterar demais a trama na adaptação, o projeto voltou a estaca zero. O mangá Death Note fez grande sucesso, vendendo milhões de cópias no Japão. Apesar disso, a obra foi banida da China, com a justificativa de proteger a saúde mental e física dos jovens chineses. Uma versão de Hollywood também poderia não alcançar o mercado chinês pelo mesmo motivo. Um mercado a menos para considerar resultados de bilheteria. Agora, o diretor escolhido foi Adam Wingard, pouco conhecido do público, apenas para aqueles familiarizados com filmes de terror de baixo orçamento como, Você é o Próximo (2011) e O Convidado (2014). Mas o projeto continua a ser desenvolvido em passos lentos.

###

Desde 2002, a Warner Bros tenta realizar a adaptação de Akira. Ao longo do tempo, muitos roteiristas, produtores e diretores foram envolvidos no projeto e muitos nomes foram cogitados para o elenco. Diretores como Stephen Norrington (Blade, Liga Extraordinária), Albert Hughes (Do Inferno, Livro de Eli), Jaume Collet-Serra (Sem Escalas, Noite Sem Fim), foram escalados, mas pararam pelo caminho por questões orçamentárias. O projeto de Collet-Serra, por exemplo, tinha um custo estimado em US$ 140 milhões, enquanto a Warner só queria liberar US$ 60 milhões. Sinais de vacas magras, também em Hollywood. Além do risco de um projeto como Akira, que pode ser um grande sucesso ou grande fracasso. Muitos astros negociaram papeis no filme. A lista é extensa. Keanu Reeves, Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Zac Efron, Morgan Freeman, Garrett Hedlund, Michael Fassbender, Justin Timberlake, Joaquin Phoenix, Chris Pine, Robert Pattinson, Helena Bonham Carter, Keira Knightley, Kristen Stewart.  Imagine Akira com o casal vampiresco de Crepúsculo, Robert Pattinson e Kristen Stewart. Apesar das idas e vindas, o diretor Collet-Serra continua ligado ao projeto. O atual roteirista é Steve Kloves (que trabalhou na franquia Harry Potter). Nomes como Leonardo DiCaprio e Katsuhiro Otomo, criador da obra original, serão os produtores.

Akira é motivo de grande preocupação dos fãs. Primeiro, porque a Warner pretende americanizar o filme. Sabe-se que o cenário muda totalmente no roteiro da adaptação. Sai de cena, Neo-Tokyo e entra uma New Manhattan tomada pelo governo japonês. Com isso, dá para imaginar que os personagens devem ser norte americanos também. Então, diga adeus para nomes como Kaneda, Tetsuo, Ken. Pode ser que sejam os John, Jack e Kate típicos. O ator George Takei, famoso pela série Jornada nas Estrelas, questionou as mudanças e lançou campanha contra a escolha de um elenco norte americano como protagonistas do filme. Para Takei “Se vão pagar tão caro por uma propriedade intelectual, porque teriam que mudar quase tudo para adaptar?”.

Pra complicar, o diretor Collett-Serra, em entrevista sobre o projeto, sugeriu que mais mudanças virão, alimentando a polêmica. O diretor admitiu: “A única maneira de fazer a versão com atores de Akira é manter a essência (do original) e adaptar. (O filme) será tão diferente, quanto a animação foi diferente do mangá”. Sua resposta sobre os personagens foi bem mais controversa e criticada pelos fãs. “Nenhum dos personagens do original são interessantes e a cultura japonesa não costuma criar personagens marcantes”. O diretor sentenciou: “Eu espero poder trazer personagens fortes. No material original, eu não acho que os personagens principais sejam protagonistas. (…) Ninguém é interessante. Tetsuo só é interessante por causas das coisas estranhas que acontecem com ele e Kaneda é bidimensional”. Os fãs, preocupados com o resultado, reuniram-se no Akira Project, organizado pelo site IndieGogo. Reunindo recursos entre os fãs, eles realizaram um interessante trailer não oficial como se fosse para o filme Akira, com direito a poster. Vamos mostrar o resultado ainda hoje e torcer para que a adaptação de Akira respeite melhor a essência da obra original. Os filmes de Akira, Ghost in the Shell e Death Note ainda não tem previsão de lançamento nas telas.

Anúncios

Publicado em 28 de abril de 2015, em Quadrinema e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Suki na Ongaku

Blog com letras de minhas músicas japonesas preferidas

Roberto Luiz Ribeiro

Poesia alternativa-marginal-independente e gratuita

A Taverna

Histórias fantásticas e Dicas de Escrita!

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Café, Livros, Estudos e Mundo

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

%d blogueiros gostam disto: