Serviços de Streaming de TV via Internet evoluem também no Brasil

Tube TV

Por décadas, a Internet acompanhou a evolução e a capacidade dos computadores, começando como um ambiente de caracteres. No início da popularidade da grande rede, no ambiente da web (teia), surgiram as condições de transmissão multimídia. Foi nesse contexto que os serviços de transmissão de vídeos nasceram como o You Tube, tornando-se um sucesso instantâneo e acendendo a luz amarela para as emissoras de televisão. Hoje, a Internet disputa audiência com emissoras de tv tradicionais e os serviços de TV Paga. Recursos como interatividade, pesquisa, bate-papo, correio eletrônico, acesso a livros, música e vídeos, original ou pirata, jogos, blogs, colaboracionismo, redes sociais, conteúdos na nuvem e streaming de vídeos ajudaram a ampliar a audiência da Internet e transformar mercados como gravadoras de CDs, DVDs, Blu-Rays, Locadoras de Vídeo, Livrarias, Cinemas, Canais de Televisão e cultura como um todo.

A televisão percebeu o movimento sem retorno, a transformação do mercado e entende que não se adaptar pode significar ser atropelado pelo caminho da evolução da Internet. Aos poucos, as emissoras procuram se adaptar ao contexto da grande rede. A empresa Apple, há anos tenta emplacar uma TV Web, projeto semelhante tentando pela Microsoft. Mas foi o You Tube, criado em 2005, que ajudou a emplacar o streaming, recurso de transmissão de vídeo, através da Internet, com a filosofia de que qualquer pessoa pode ter produzir seu próprio canal de tv, assim como pode ter um blog, um email, um perfil de rede social… grátis, com apenas alguns cliques. Serviços similares como Dailymotion, Vimeo e TV UOL segue os passos pioneiros do You Tube, também com sucesso.

Em outro contexto, surgiu a Netflix, uma empresa de locação de vídeos (VHS, depois DVD) através de envios postais regulares em troca do pagamento de uma mensalidade. Com dificuldades financeiras, a empresa recebeu em 2000, uma oferta de aquisição da Blockbuster, considerada a maior locadora do mundo, na época. Mas o negócio não avançou por desistência da grande locadora. Aos poucos, sentindo que o cenário de locadoras estava ameaçado pela Internet, a Netflix começou a migrar seus serviços para transmissão via Internet dos filmes e vídeos em troca de uma mensalidade de seus clientes, além de manter um banco de dados dos filmes e da opinião dos usuários. Ao transformar o modelo de negócios, a Netflix começou a crescer e fazer sucesso. Em 2014, a empresa alcançou mais de 50 milhões de usuários pagantes, em diversos países, inclusive no Brasil, enquanto a Blockbuster anunciou falência e fechou as portas. Para incrementar o sucesso, a Netflix passou a produzir seu próprio conteúdo de séries e filmes como o desenho Turbo, as séries House of Cards e Orange Is the New Black. Um acordo com a Marvel Studios, permitiu a Netflix produzir as séries Daredevil, Jessica Jones, Punho de Ferro e Luke Cage que ainda serão lançadas com grande expectativa do público.

As emissoras de tv aberta e os serviços de TV Paga sentiram o avanço da Netflix e da pirataria, perdendo audiência e assinantes. Em resposta, eles decidiram criar seus próprios canais online de streaming de vídeos como Globosat Play, Telecine Play, HBO Go, Fox Play. Para acessar esses canais, o usuário precisa ser assinante dos canais equivalentes nas operadoras de TV Paga. Além disso, a Sony lançou o Crackle, um serviço de streaming gratuito. A Sony e a HBO ainda pretendem lançar serviços pagos de transmissão de vídeos para os não assinantes de TV Paga, com lançamento previsto para este ano nos Estados Unidos. Para não se perder entre tanto conteúdo de vídeos online, foi lançado no Brasil, o site de busca especializado em vídeos de streaming Just Watch. Os serviços de streaming citados estão disponíveis, também no Brasil, pelos sites indicados abaixo:

Gratis

You Tube – www.youtube.com

Crackle – www.crackle.com.br

Vimeo – vimeo.com

Daily Motion – www.dailymotion.com/br

Pago

Netflix – www.netflix.com/br-pt/

Google Play – play.google.com/store/movies

Itunes Apple – www.apple.com/br/itunes/video

Philos TV – philos.tv

Globo TV – globotv.globo.com

Claro Vídeo – clarovideo.com/brasil

Assinantes da TV Paga

Net Now – www.netcombo.com.br/now

Sky Online – www.skyonline.com.br

Vivo Play – www.videoplay-vivo.com.br

Globosat Play – www.globosatplay.globo.com

Telecine Play – telecineplay.com.br

HBO Go – www.hbogo.com.br

Fox Play – www.foxplaybrasil.com.br

Busca

Just Watch – www.justwatch.com/br

Anúncios

Publicado em 16 de março de 2015, em Streaming e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Suki na Ongaku

Blog com letras de minhas músicas japonesas preferidas

A Taverna

Histórias fantásticas e Dicas de Escrita!

Don Silvio

Comentando

Priscila.T.Therese Official

"we are lifelong learners " Nós somos eternos aprendizes "

enjuadinha

Momentos da vida

Livros do Coração

Resenhas de livros, filmes, teatro e cultura em geral

felicisses.wordpress.com/

Compartilhando coisas legais!

Entre nos Mundos

Compartilhando as minhas visitas em outros mundos.

Just One More

Café, Livros, Estudos e Mundo

Uma borboleta leitora

Como borboletas, voamos pelas páginas dos livros...

Liberte-se.

Meu nome é Hellen, tenho 18 anos e aqui escrevo sobre coisas que me interessam.

Emilly Vass

Blog Literário

Literatura Doccar

Blog Literário

Auê Cultural

A casa de todos, de todas as tribos

Vendas Digitais

Curta, compartilhe e deixe seu e-mail

Contos Noturnos

Contos da amante noturna

%d blogueiros gostam disto: